E o mar virou sertão?

As vulnerabilidades da seca nas metrópoles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3436

Resumo

A natureza multifatorial da mobilidade implica na geração de vulnerabilidades tanto no local de origem, quanto no de chegada. Este estudo analisou as vulnerabilidades, motivações e as violações dos direitos humanos relacionados os migrantes internos no Brasil, através de uma revisão integrativa nos conteúdos científicos e populares veiculados nas mídias digitais. Os dados indicaram que a compreensão da terminologia refugiados ambientais no Brasil se refere a deslocados internos do semiárido nordestino do país, e que estes, saem de seu local de origem devido às questões relacionadas a seca, calor, falta de recursos, trabalho, trabalho digno, falta de oportunidades, preconceito e fome. Dificilmente o refugiado ambiental encontra acolhimento na chegada, e sofre com preconceito e condições de sobrevivência instáveis. Assim, buscou-se caracterizar a representação científica e popular sobre a vulnerabilidade dos migrantes da seca nordestina brasileira.  

Palavras-chave: Refugiado. Refugiado ambiental. Migrante. Deslocamento. Migrante econômico.

Biografia do Autor

Caroline Filla Rosaneli, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutorado pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Docente convidada da Universidade Católica de Moçambique.

 

Aline Maran Brotto, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Bioética pela Pontificia Universidade Católica do Paraná. Paraná. Brasil.

Lucas Guimarães Pieri, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Bioética pela Pontificia Universidade Católica do Paraná. Paraná.  Brasil.

Marta Luciane Fischer, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutorado em Zoologia pela UFPR. Docente da Pontificia Universidade Católica do Paraná. Docente convidada da Universidade Católica de Moçambique. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Rosaneli, C. F., Brotto, A. M., Pieri, L. G., & Fischer, M. L. (2021). E o mar virou sertão? As vulnerabilidades da seca nas metrópoles. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 11, 250–274. https://doi.org/10.24302/drd.v11.3436

Edição

Seção

Artigos