Planejamento regional e pandemia

o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3317

Resumo

No âmbito político-institucional, a pandemia de Covid-19, ao atingir o Brasil, revelou uma crise de coordenação de forte dimensão federativa. Este artigo tem por objetivo analisar o processo de pactuação entre municípios e estado para a implementação e revisões do Modelo de Distanciamento Controlado. O lócus da pesquisa foi o estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa, que adota o paradigma da teoria crítica e utiliza os pressupostos metodológicos da Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise partiu do posicionamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), emitida por meio de notícias veiculadas pelo do site da entidade. Evidenciaram-se conflitos entre a municipalização e a regionalização, a dinâmica do modelo e a dinâmica da regionalização da saúde e o forte embate entre saúde e impacto econômico ao longo do processo de adoção do modelo.

Palavras-chave: Covid-19. Descentralização. Distanciamento Controlado. Gestão Compartilhada. Regionalização.

Biografia do Autor

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Administração pela EBAPE/FGV

 

 

Patricia de Carli, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2019). Mestre em Direito pelo PPGD/UNISC (2011). Bacharel em Direito pela UPF (2009). Assessora Jurídica da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Bruno Naundorf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Ensino na Saúde da UFRGS (Turma 2018). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC (2003). Diretor do Departamento de Auditoria do SUS/RS.

Patricia Harter Sampaio Stasiak, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PGDR/UNIJUÍ (Turma 2018), Mestre em Gestão Estratégica das Organizações pelo PPGGEO/URI (2014), Bacharel em Ciências Contábeis pela URI (2001).

Luana Borchardt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2019), Bacharel em Direito pela UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Allebrandt, S. L., Carli, P. de, Naundorf, B. ., Stasiak, P. H. S., & Borchardt, L. (2020). Planejamento regional e pandemia: o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1403–1428. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3317

Edição

Seção

Artigos