Impacto do El Niño oscilação sul (ENOS) e da El Niña no mercado da soja brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3151

Resumo

Os eventos climáticos extremos associados ao fenômeno atmosférico-oceânico conhecido como El Niño Oscilação Sul (ENOS) possuem impactos socioeconômicos significativos nas diferentes regiões brasileiras. No Nordeste brasileiro, observam-se em anos de El Niño, perdas agrícolas resultantes de fortes secas, levando-se a redução da renda das atividades rurais. Por outro lado, a região Sul é atingida por fortes enchentes que causam perdas humanas, de infraestrutura e comprometimento da produção agrícola. Em anos de La Niña, as secas que atingem a região Sul provocam quebras de safra, gerando forte pressão sobre o preço dos alimentos, enquanto no Nordeste há um maior volume de chuvas. A cadeia produtiva da soja destaca-se no agronegócio brasileiro, seja pelo valor da produção, quanto por ocupar o primeiro lugar na pauta de exportação agrícola. Haja vista, o Brasil grande produtor mundial qualquer mudança na quantidade ofertada ocasionaria diversos efeitos no mercado internacional de soja. Neste contexto, esse artigo tem como objetivo avaliar o impacto econômico dos eventos climáticos associados ao ENOS na produção, exportação e no preço real da soja em grãos brasileira. A base de dados utilizada consiste em dados mensais de setembro de 2006 a junho de 2019, totalizando 154 observações. Na construção do modelo, utilizou-se a técnica de Vetores Autoregressivos estruturais (VAR estrutural), com isso, foi possível estimar as funções impulso resposta e a decomposição da variância das variáveis consideradas. Os resultados mostraram que o El Niño (ou seja, choques positivos para o ENOS) é benéfico para produção e exportação e diminui o preço real da soja em grãos. Pelo contrário, o La Niña (ou seja, choques negativos para o ENOS) deprime a produção e exportação e aumenta o preço real. No entanto, o impacto geral das mudanças ocorridas pelo fenômeno ENOS é pequeno, tanto a curto e médio prazos, as alterações na demanda internacional são mais relevantes do que os choques do lado da oferta na explicação da dinâmica do mercado da soja brasileira. Por fim, as ações políticas ao fenômeno estudado devem ser elaboradas considerando as causas desses choques.

Palavras-chave: Brasil. Var estrutural. El Niño. La Niña. Meio Ambiente.

Biografia do Autor

José Alex Nascimento Bento, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Economia Rural na Universidade Federal do Ceará. Ceará. Brasil.

Francisco José Silva Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará. Ceará. Brasil.

Jair Andrade de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro de pesca. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará. Ceará. Brasil.

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru. Pernambuco. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Bento, J. A. N., Tabosa, F. J. S., Araújo, J. A. de, & Justo, W. R. (2020). Impacto do El Niño oscilação sul (ENOS) e da El Niña no mercado da soja brasileira. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1326–1350. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3151

Edição

Seção

Artigos