Inclusão sociocultural diferenciada da juventude nos novos modelos de desenvolvimento urbano

Medellín cidade digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3123

Resumo

O modelo de desenvolvimento urbano inteligente representa um fenômeno recente na América Latina. Cidades como Medellín, Colômbia, estão realizando ações para promover este e-topia que pretende melhorar as condições socioeconômicas de seus habitantes. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Novos modelos de desenvolvimento urbano: cidade digital de Medellín, cidade criativa digital de Guadalajara, um olhar a partir das expressões associativas juvenis” 2016-2018. Utilizando métodos e técnicas etnográficas, foram examinados os discursos e a visão institucional sobre este modelo de desenvolvimento urbano de cidade inteligente em Medellín, a partir de planos de desenvolvimento, publicações oficiais, artigos de imprensa, contrastando-os com dados empíricos obtidos no campo a partir da voz de jovens membros de algumas Expressões Associativas Juvenis (EAJ). A análise permitiu identificar processos de inclusão sociocultural de jovens diferenciados a este modelo de desenvolvimento e as várias heterotopias que constroem para o contrariar.

Palavras-chave: Cidade inteligente. Planos de Desenvolvimento Urbano. Expressões associativas juvenis. Inclusão sociocultural diferenciada.

Biografia do Autor

Juan Carlos Herrera Restrepo, Independiente

Maestro de Estudios Culturales del Colegio de la Forntera Norte. Medellín. Antioquia. Colombia.

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Herrera Restrepo, J. C. (2020). Inclusão sociocultural diferenciada da juventude nos novos modelos de desenvolvimento urbano: Medellín cidade digital. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 113–140. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3123