Ciência e inovação na consulta de municípios inteligentes para o desenvolvimento local sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3107

Resumo

A conquista de um município inteligente para um desenvolvimento local sustentável tomando como referencia a mudança de época histórica e o conceito de revolução que desde as suas primeiras propostas indica Castro (2000, p. 3) “[…] o sentido do momento histórico; é mudar tudo o que deve ser mudado […]”, leva a pensar e agir de forma diferente nos campos da ciência e inovação, treinamento e extensão. Todo modelo de desenvolvimento eticamente orientado deve ser caracterizado por ser: inclusivo, humano, sustentável, participativo, equitativo, autogerenciável e abrangente, princípios essenciais a ter em conta na construção do município que pretende, neste caso, o que se chama de município inteligente para o desenvolvimento local sustentável. Neste propósito, seu design não vem só da academia com suas funções de ciência e inovação, treinamento e extensão, mas além de se integrar ao seu meio ambiente conformado pela tripla hélice social para o desenvolvimento – Universidade – Governo -Comunidade -, com o objetivo de sistematizar com a participação dos atores do tripla hélice social para o desenvolvimento, os fundamentos teóricos metodológicos que sustentam o modelo de município inteligente e seu desenvolvimento sustentável na amplia e diversa bibliografia que se refere ao desenvolvimento, para mais tarde e com o uso de outras oficinas de pesquisa determinar os fundamentos teóricos e metodológicos do modelo que se deseja para o nosso contexto. Neste propósito o estudo faz parte da abordagem da teoria crítica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação participativa e como instrumentos a oficina investigativa e a construção social a partir do diálogo de atores.

Palavras-chave: Ciência e Inovação. Município inteligente. Desenvolvimento Local Sustentável.

Biografia do Autor

Alejandro Emilio Ramos Rodríguez, Universidd Agraria de la Habana

Doctor em Ciencias de la Cultura Física. Profesor e investigador del Centro de Estudios para la Gestión del Desarrollo de la Universidad Agraria de la Habana. San José de las Lajas. Mayabeque. Cuba.  

Elaine Artigas Pérez, Universidad Agraria de la Habana

Master em Ciencias del Desarrollo Agrario y Rural Sostenible. Profesora e investigadora del Centro de Estudios para la Gestión del Desarrollo de la Universidad Agraria de la Habana. San José de las Lajas. Mayabeque. Cuba

Aimara Brito Montero, Universidad Agraria de la Habana

Master em Ciencias en Geografía, Medio Ambiente y Ordenamiento Territorial. Profesora e investigadora del Centro de Estudios para la Gestión del Desarrollo de la Universidad Agraria de la Habana. San José de las Lajas. Mayabeque. Cuba.

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Ramos Rodríguez, A. E., Artigas Pérez, E., & Brito Montero, A. (2020). Ciência e inovação na consulta de municípios inteligentes para o desenvolvimento local sustentável. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 7–39. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3107