Análise da inserção de cidades no movimento Slow City como diretriz de qualificação e inovação territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3105

Resumo

Governos de cidades de pequeno porte têm buscado estabelecer diretrizes para implementação de práticas de qualificação territorial para se diferenciar de outras cidades e atrair investimentos para o desenvolvimento desconcentrado das metrópoles. Uma dessas diretrizes tem sido o Movimento Slow City, objeto deste estudo. Assim, o objetivo é analisar a inserção de cidades no movimento slow como diretriz de qualificação territorial. Em termos metodológicos, realizou-se um estudo de caso em duas cidades que se envolveram com o movimento slow em países iberamericanos: Vizela (Portugal) e Rio Doce (Brasil). A coleta de dados ocorreu in loco por meio de manejo de bibliografias e documentos internos, bem como aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturados. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC) do tipo categorial, com base em premissas, constructos e categorias, formuladas a partir da literatura especializada sobre o objeto em estudo. Os resultados indicaram como a inserção de uma cidade a um movimento de alcance internacional, contribui com novas perspectivas para a elaboração de ações, compromissos e políticas públicas em nível local. Evidenciou-se ainda, limitações relacionadas a distanciamentos significativos entre o discurso institucional do Movimento Slow City e a realidade vivida por seus membros. Contudo, observou-se que o envolvimento comunitário para a coprodução do bem público, o planejamento urbano e a inovação territorial são elementos inerentes ao desenvolvimento e à sustentabilidade, trazendo novas possibilidades para a gestão pública em nível local, como a adesão à Agenda Global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Palavras-chave: Slow City. Qualificação territorial. Planejamento Urbano. Coprodução do bem público. Inovação territorial.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa (MG)

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Administrador e Mestre em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com atuação no Programa de Pós-graduação em Administração – Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado com concentração em Administração Pública. Pesquisador com Pós-Doutoramento em Universidades na Holanda e Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos – GDTeC do Núcleo de Administração e Políticas Públicas – NAP2 na UFV.  Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) – 2018-2020. Atualmente, seus  temas de interesse são: inovação e empreendedorismo no setor público; políticas públicas de turismo e de economia criativa.

Brendow de Oliveira Fraga, Universidade Federal de Viçosa

Professor da Pós-Graduação e Graduação nas áreas de Empreendedorismo, Administração, Metodologia, Marketing, Operações e Estratégia na Faculdade do Futuro em Manhuaçu - MG. Realiza atividade docente no curso de pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa (Univiçosa). Doutorando e Mestre em Administração com concentração na área Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Bacharel em Administração pela UFV. Atua em linhas de pesquisa sobre gestão e políticas públicas.

Vânia Natércia Gonçalves Costa, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo no IPCA, Barcelos, Portugal. PhD em Economia, Universidade de Vigo, Espanha. Pesquisadora com pós-doutoramento na Universidade de Aveiro. Mestre e graduada e na área de Economia pela Universidade do Minho, Portugal. Atua principalmente em linhas de pesquisa sobre Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Marco Aurelio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor e Mestre em Economia Aplicada, UFV. Graduado em Administração, UFV. Pesquisador com Pós-Doutorado em Administração Pública pela Rutgers University - The State University of New Jersey, EUA e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua em temas de pesquisa sobre Administração Pública, Governo e Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-10-23

Como Citar

Emmendoerfer, M. L., Fraga, B. de O., Costa, V. N. G., & Ferreira, M. A. M. . (2020). Análise da inserção de cidades no movimento Slow City como diretriz de qualificação e inovação territorial. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10(ed.esp.), 171–194. https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp.3105