Educação ambiental e intervenção na microbacia do Lajeado Sabão, em Concórdia-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3013

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de uma experiência pedagógica ambiental desenvolvida na Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, localizada na microbacia hidrográfica do Rio Lajeado Sabão, no Município de Concórdia-SC. No ano de 2016 iniciou-se o Projeto denominado “Conhecer e interagir com e na bacia hidrográfica da Escola”, financiado pela Agência Nacional de Águas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. A metodologia adotada engloba a pesquisa-ação, aplicada exploratória, bibliográfica, de campo e qualitativa. O estudo ocorreu com duas turmas de terceiros anos do ensino médio. Dentre os resultados obtidos estão o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos sobre o tema gerador água, sobre a implementação de práticas ou tecnologias sociais de gestão, governança e preservação das águas e sobre a produção de materiais didáticos pedagógicos. A partir da temática, a pesquisa desenvolveu a educação ambiental de forma interdisciplinar e continuada com os estudantes, voluntários, população do entorno da microbacia, além de implementar projetos de intervenções nos espaços mencionados.

Palavras-chave: Águas. Desenvolvimento Regional. Educação Básica. Meio Ambiente.

Biografia do Autor

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1997. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado; gestão pública. Atua nos seguintes temas: Direitos sociais - políticas públicas e políticas sociais; saúde, assistência social, criança e adolescentes, idoso, jovens, gênero, cultura e desenvolvimento(s). É coordenadora e professora do Programa do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

 

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Marchesan, J., Bazzanella, S. L., Milani, M. L., & Gumbowsky, A. (2020). Educação ambiental e intervenção na microbacia do Lajeado Sabão, em Concórdia-SC. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1235–1257. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3013

Edição

Seção

Artigos