A reconversão de regiões carboníferas na Europa

aplicação do lock in por Grabher em casos selecionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2955

Resumo

Seguindo o Acordo de Paris do Clima, a União Europeia adotou a estratégia Clean energy for all Europeans, estabelecendo encerramento da mineração de carvão até 2036, desempregando 160 mil mineiros. Para a reconversão produtiva, a Comissão Europeia estabeleceu um fundo de fomento à inovação, comissões paritárias e agência de planejamento territorial. A bibliografia crescente aborda a experiência de regiões que encerraram ou passam pela reconversão. Este ensaio objetiva contribuir para a pergunta: qual tem sido a capacidade do Estado em requalificar e reempregar mineiros em larga escala? O ensaio utiliza revisão bibliográfica para comparação entre casos. O benchmark constitui o aglomerado industrial do Ruhr, na Alemanha, que encerrou a transição após prolongada crise e expulsou parcela da população dada a ausência de novos empregos, experiência analisada pelo geógrafo Grabher, que utiliza a categoria de laços fortes da Nova Sociologia Econômica, para interpretar os limitantes da requalificação do Ruhr. Entre as 41 regiões em estudo na Europa, o ensaio selecionou três casos emblemáticos, que se localizam em regiões periféricas com histórico de resistência dos mineiros a alteração das políticas públicas. Utilizam-se aqui as categorias de Grabher para considerar a capacidade do Estado de transformar, em larga escala, a classe dos mineiros em empreendedores. O trabalho conclui que, com base na bibliografia disponível, nas regiões selecionadas o Estado não foi capaz de assegurar o nível de emprego anterior ao fechamento das minas, enfrentando um lock in em conflitos com alianças regionais, que defendem subsídios para manutenção da cadeia produtiva do carvão mineral.

Palavras-chave: Planejamento regional. Transição energética. Laços fortes.

Biografia do Autor

Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Sociologia Política. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Augusto José Pinto Souto, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações. Doutorando Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Brose, M. E., & Souto, A. J. P. (2020). A reconversão de regiões carboníferas na Europa: aplicação do lock in por Grabher em casos selecionados. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1184–1202. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2955

Edição

Seção

Artigos