Vulnerabilidade socioeconômica no semiárido cearense

um estudo a partir das mesorregiões do estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2942

Resumo

A região do semiárido é vista, em âmbitos acadêmico e institucional, como um território que apresenta históricos recorrentes de vulnerabilidades, sendo esta última entendida como o não atendimento das necessidades básicas à sobrevivência dos indivíduos, que envolve elementos relacionados a saúde, educação, renda e saneamento básico. Com base nisso, tem-se que, nos últimos anos, o semiárido cearense apontou para a necessidade de cuidados específicos, mecanismos de desenvolvimento sociais e econômicos apropriados, além da carência de políticas públicas que atentem para os problemas enfrentados pela região. O objetivo deste estudo é criar um índice que mensure os níveis de vulnerabilidade do semiárido cearense, mediante a proposição do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVSE), a partir da metodologia de Análise Fatorial (AF) e com dados extraídos do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010. Os resultados apontaram para a criação de três fatores, nomeados de condições socioeconômicas, condições demográficas e condição saúde, respectivamente. Então, conclui-se que existe uma grande heterogeneidade na vulnerabilidade socioeconômica nessa região. Ademais, salienta-se a necessidade de um redimensionamento do papel do Estado em áreas consideradas estratégicas, como a saúde, educação e geração de empregos e renda, tendo em vista que foram identificados níveis altos de vulnerabilidade na região estudada.

Palavras-chave: Vulnerabilidade. Semiárido. Ceará. Análise Fatorial. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Maria Larissa Bezerra Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN).

José Ediglê Alcantara Moura, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Christiane Luci Bezerra Alves, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (PRODEMA/UFC). Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Batista, M. L. B. ., Moura, J. E. A. ., & Alves, C. L. B. (2020). Vulnerabilidade socioeconômica no semiárido cearense: um estudo a partir das mesorregiões do estado. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1001–1032. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2942

Edição

Seção

Artigos