Lauro de Freitas no contexto do turismo da região metropolitana de Salvador

um centro turístico dormitório?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2938

Resumo

A compreensão das inter-relações entre turismo e espaço é o pano de fundo da análise aqui realizada. Seu marco territorial é a Região Metropolitana de Salvador (RMS), centrando-se no município de Lauro de Freitas/BA. O artigo busca analisar o comportamento de Lauro de Freitas na dinâmica do turismo da RMS, partindo das categorias conceituais propostas por Boullón. Para isto, utilizou-se, além da pesquisa bibliográfica, de entrevistas semi-estruturadas com membros da administração municipal e especialistas em turismo, bem como a análise do conteúdo dos sites oficiais dos meios de hospedagem de Lauro de Freitas e dos depoimentos de seus hóspedes, com respeito a esses mesmos estabelecimentos, disponíveis nas plataformas TripAdvisor e Booking.com. Concluiu-se que Lauro de Freitas apresenta um comportamento peculiar, não descrito na literatura, aqui definido como “Centro Turístico Dormitório”, muito dependente da dinâmica dos demais municípios da RMS, notadamente Salvador e Camaçari.

Palavras-chave: Turismo. Região Metropolitana de Salvador. Lauro de Freitas. Centro Turístico Dormitório. Desenvolvimento Local.

Biografia do Autor

Luciano Campos Reis Junior, Universidade Salvador - UNIFACS

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano. Ex-Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisas em Turismo (GPTURIS/CNPq). 

Leonardo Silvério Gonçalves de Santana, Universidade Salvador

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS. Bolsista CNPq. Salvador. Bahia. Brasil.

Laumar Neves de Souza, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutor em Ciências Sociais. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Turismo (GPTURIS/CNPq) e do Grupo de Estudos Regionais e Urbanos (GERURB/CNPq). 

Carolina de Andrade Spinola, Universidade Salvador - UNIFACS

Doutora em Geografia. Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da UNIFACS. Líder do Grupo de Pesquisas em Turismo (GPTURIS/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Estudos Regionais e Urbanos (GERURB/CNPq). 

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Reis Junior, L. C., Santana, L. S. G. de, Souza, L. N. de, & Spinola, C. de A. (2020). Lauro de Freitas no contexto do turismo da região metropolitana de Salvador: um centro turístico dormitório?. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 1160–1183. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2938

Edição

Seção

Artigos