Práticas contábeis e a accountability em universidades comunitárias no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2913

Resumo

O artigo busca compreender a natureza transformadora/conservadora presente no ambiente universitário, ao verificar, se o trilhar desse caminho, é o de aproximação ou distanciamento da universidade para com a comunidade. Essa inquietação conquista pertinência, nas investigações que buscam compreender as práticas contábeis: Balanço Social, Relatório Social, Relatório de Atividades, elaboração e divulgação dos Relatórios, de como funcionam as lentes dos profissionais da contabilidade, especialmente, seus diálogos com a accountability. O objetivo desta pesquisa foi explorar as práticas operacionais que resultam nas informações necessárias para o accountability nas Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. O caminho metodológico conta com a abordagem qualitativa, tendo por objetivos as pesquisas exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa verifica, um conjunto teórico, fundamentado na ciência, bem como, conta com a pesquisa de campo, com os responsáveis da contabilidade. Os resultados da pesquisa revelaram que as Universidade desenvolvem um diálogo permanente, fértil para prestação de contas, bem como cultivam, um trabalho estratégico de planejamento, na academia e com os mais diversos setores da sociedade, onde as práticas contábeis se fazem presente, onde o pensar da accountability não é apenas um instrumento mecânico, mas um processo reflexivo a partir do fazer acadêmico, dando sentido para quem produz, em todos os níveis, seja na coleta e mensuração dos resultados, na padronização das informações, na escolha de indicadores, na divulgação dos Relatórios, em processos não só técnicos instrumentais, mas de cunho qualitativo, o que desafia maiores estudos no campo do accountability, bem como, nas vivencias comunitárias e suas repercussões nos processos de desenvolvimento.

Palavras-chave: Accountability. Balanço Social. Universidades Comunitárias. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Integração Regional. Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da Unijuí. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional.

Vaneza Lima dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Unicruz.  Analista do Laboratório de Gestão e Negócios - Unijuí

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração, Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração, Administrador e Tecnólogo em Cooperativismo.

Administração, Cooperativismo e Desenvolvimento.

Claudia Maria Prudêncio de Mera, Unicruz

Doutora em Desenvolvimento Rural – UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social- Mestrado- Unicruz

Luciana Paim Pieniz, Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

Doutora em Agronegócio – UFRGS. Professora na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA)

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Thesing, N. J. ., Santos, V. L. dos, Büttenbender, P. L., Mera, C. M. P. de, & Pieniz, L. P. (2020). Práticas contábeis e a accountability em universidades comunitárias no Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 978–1000. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2913

Edição

Seção

Artigos