Relevância econômica dos benefícios previdenciários nos municípios da região COREDE Celeiro/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2891

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar e debater sobre a relevância econômica dos benefícios pagos pela Previdência Social Federal na renda dos municípios brasileiros, em especial nos de pequeno porte. Parte-se da premissa de que no local os fundamentos teóricos diferem-se dos da macroeconomia nacional, por se tratar de uma economia aberta por excelência, com livre fluxo de bens, serviços, rendas, capitais e fatores de produção. Para tal abordagem, epigrafou-se as teorias da Base Exportadora, da Base Econômica e da proposição de Kohler com ênfase na endogeneidade da moeda no território e na diferenciação entre Produto e Renda. Com vistas ao enquadramento metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e quantitativa, com o trato estatístico de dados secundários oficiais da Região do COREDE Celeiro/RS, composta por 21 municípios, todos com menos de 25.000 habitantes. Como resultados observou-se a grandeza relativa dos benefícios previdenciários na composição da Renda Municipal, para além da forte correlação, em especial, entre estas transferências públicas e o setor terciário nos municípios amostrais.

Palavras-chave: Renda Municipal. Teoria da Base Econômica. Endogeneidade da Moeda. Benefícios Previdenciários. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Administração. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Karine Matuchevski Balzan, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestre em Engenharia de Produção - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

João Vitor Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Bolsista PROBIC/FAPERGS. Acadêmico do Curso de Ciência da Computação. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Kohler, R., Balzan, K. M., & Ribas, J. V. . M. (2020). Relevância econômica dos benefícios previdenciários nos municípios da região COREDE Celeiro/RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 932–951. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2891

Edição

Seção

Artigos