Análise técnico-social da produção de biodiesel no Brasil e no desenvolvimento agrícola do norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2885

Resumo

O cenário energético mundial caminha para busca por matrizes de energias renováveis. O biodiesel surge como um biocombustível renovável, de combustão mais limpa, gradualmente incorporado ao diesel convencional visando limitar o consumo de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de poluentes e gases de efeito estufa. Nessa perspectiva, a partir da implementação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel em meados de 2005, a produção de biodiesel no Brasil torna-se realidade. Diversas usinas de produção em larga escala foram construídas tendo no Norte de Minas Gerais a implementação da Usina Darcy Ribeiro, da Petrobrás Biocombustíveis. O objetivo desse artigo é analisar a produção de biodiesel no cenário brasileiro tendo um olhar especial para a produção deste combustível na região de Montes Claros e a implicação nas atividades da agricultura familiar regional. O trabalho foi realizado através da coletânea de informações bibliográficas referenciadas sobre as questões do biodiesel, do modelo de gestão da usina de biodiesel Darcy Ribeiro e sua atuação no Norte de Minas Gerais. A Usina utiliza diversos materiais na produção do biodiesel, mas o principal é o óleo de soja. A mamona, principal cultura dos agricultores familiares visando o fornecimento para a usina não apresentou boa rentabilidade e produtividade devido à falta de estudo do zoneamento agrícola, tendo sua área de campo reduzida drasticamente. A proposta governamental era criar um programa dirigido para agricultura familiar, sobretudo, a região Norte de Minas, para geração de renda no campo, redução da pobreza e desenvolvimento rural regional mas verificou-se o predomínio do agribusiness.

Palavras-chave: Biocombustíveis. Produção Sustentável. Agricultura Familiar. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Alexandre Sylvio Vieira da Sylvio Vieira da Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DSc. Produção Vegetal pela UFV. Pós Doc. Geociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Minas Gerais. Brasil.

Cláudia Aparecida Fernandes Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

MSc. em Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutoranda em Biocombustíveis pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Costa, A. S. V. da S. V. da ., & Pereira, C. A. F. (2020). Análise técnico-social da produção de biodiesel no Brasil e no desenvolvimento agrícola do norte de Minas Gerais. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 789–809. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2885

Edição

Seção

Artigos