Energia solar como fator de desenvolvimento rural e a produção de leite em Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2827

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral compreender os desafios para a ampliação do uso de energia solar no Brasil, sobretudo no meio rural e em Goiás, visando promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Destaca-se a atividade leiteira goiana como objeto de estudo, demonstrando como os produtores, em sua maioria compostos por agricultores familiares, mesmo estando em uma região com grande capacidade de geração de energia fotovoltaica, ficam à mercê das matrizes energéticas tradicionais e não renováveis, como a petrolífera e a hidrelétrica. Por meio de analises documentais e bibliográficas, subsidiadas por análise indireta de dados, em uma perspectiva qualitativa, busca-se compreender as políticas públicas voltadas à promoção do desenvolvimento rural e os entraves para a adoção de uma matriz energética limpa, a solar. Depreende-se que o alto custo para a implantação dos sistemas fotovoltaicos e a ausência de incentivos por parte do poder público são entraves para a autonomia e melhores condições de vida dos agricultores familiares goianos que se ocupam da atividade leiteira como fonte principal de renda. Assim, aponta-se a ampliação do Programa Goiás Solar e a construção de uma agenda de políticas públicas formuladas a partir da necessidade dos sujeitos do campo como saídas para a crise de distribuição energética que assola o estado, gerando um desenvolvimento que expanda as liberdades individuais e coletivas.

Palavras-Chave: Desenvolvimento rural. Energia limpa. Crise energética. Políticas Públicas. Produção de Leite.

Biografia do Autor

Luciana Ramos Jordão, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Direito Agrário e Bacharel em Direito pela UFG. Professora de Direito da Universidade Estadual de Goiás. Advogada.

Thiago Henrique Costa Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Mestre em Direito Agrário pela UFG. Goiânia, Goiás, Brasil. 

Gutherrison Gonçalves das Chagas, Centro Universitário Alves Faria

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Alves Farias (UNIALFA). Advogado.

Sybelle Barreira, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestre e graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Associada I da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Jordão, L. R., Silva, T. H. C., Chagas, G. G. das, & Barreira, S. (2020). Energia solar como fator de desenvolvimento rural e a produção de leite em Goiás. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 862–884. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2827

Edição

Seção

Artigos