Pobreza monetária no Brasil, urbana e rural, de 2012 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2801

Resumo

A pobreza é um fenômeno que pode afetar os indivíduos de diversas formas, sendo a mais comum a insuficiência de renda, também conhecida como pobreza monetária. No caso brasileiro, a pobreza monetária tem atingido uma parcela significativa da população, impulsionando a articulação de políticas públicas de combate à pobreza. Diante de tal desafio, este estudo tem como objetivo mensurar a pobreza monetária no Brasil, analisando a proporção de pobres em todos os estados brasileiros, tanto no âmbito urbano quanto no rural. Fazendo uso de microdados da PNAD contínua e algumas métricas de pobreza, para o período de 2012 a 2018, este estudo permitiu concluir que mais de 28% da população brasileira se encontra em situação de pobreza monetária e que a insuficiência de renda tem afetado com maior intensidade as regiões Norte e Nordeste do país, principalmente as áreas rurais onde são encontradas as maiores proporções de pobreza. Este estudo contribui para a temática em tela ao destacar a relevância dos ciclos econômicos nos indicadores de pobreza no Brasil.

Palavras-chave: Insuficiência de renda. Urbano. Rural. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Kalid Ahmad Yusuf, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina. Paraná.  Brasil.

Carlos Eduardo Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor do departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Yusuf, K. A., & Caldarelli, C. E. (2020). Pobreza monetária no Brasil, urbana e rural, de 2012 a 2018. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 810–832. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2801

Edição

Seção

Artigos