Ensinamentos sobre o desenvolvimento econômico local e a descentralização na américa latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2433

Resumo

Há 15 anos, a revista CEPAL, em um número de abril de 2004, dava conta de um projeto de investigação cofinanciado pela Agência Técnica Alemã de Cooperação Internacional (então GTZ), na qual a evidência empírica derivada do estudo de quase 30 experiências como estudos de caso em sete países da América Latina, mostrava que a emergencia de iniciativas de desenvolvimento econômico local não se explicava unicamente pelo avanço dos processos de descentralização nos diferentes países da região, senão como resultado de um conjunto mais complexo de fatores surgidos desde os próprios territórios, com a mobilização e atuação de agentes locais, públicos e privados. Neste artigo se recordam os ensinamentos derivados daquela investigação realizada, na convicção de que possam seguir mantendo interesse. No obstante, no momento atual é preciso acrescentar os temas da sustentabilidade ambiental que naquele momento não eram ainda parte dos debates e que hoje devem ser abordados sem mais demora.

Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico Local. Desenvolvimento Territorial. Descentralização. Democracia. América Latina.

Biografia do Autor

Francisco Albuquerque llorens, Universidad de Cádiz

Doctor em Economía, con actuación en el Instituto de Economía y Geografía, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Ministerio de Ciencia y Tecnología de España. Madrid, España.

Publicado

2019-10-29

Como Citar

llorens, F. A. (2019). Ensinamentos sobre o desenvolvimento econômico local e a descentralização na américa latina. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 708–730. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2433

Edição

Seção

Artigos