Governança colaborativa: um estudo bibliométrico e conceitual da última década de publicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2394

Resumo

A governança colaborativa (GC) é um modelo de interação orientado pelo consenso e para a produção conjunta de resultados e soluções, sendo uma perspectiva contemporânea de gestão de interesses e um meio de solucionar problemas complexos. A compreensão dos aspectos da GC demonstra ser essencial para os fins estratégicos e competitivos das organizações, regiões e seus sistemas. O objetivo do estudo é demonstrar o panorama das publicações sobre governança colaborativa da última década (2009-2018) na base de dados Web of Science (WOS). Além das Leis da bibliometria (Lei de Lotka, Brandford e Zipf), realizou-se uma análise dos principais artigos e contribuições para a evolução e aplicação do conceito de GC. Observou-se crescimento nas publicações demonstrando a importância que o tema tem recebido nas pesquisas acadêmicas, sobretudo um crescimento relacionado tópicos de inovação, inovação aberta, confiança e networks. Identificou-se também que os conceitos inicias de GC relacionavam o tema com gestão pública, e com o passar do tempo as pesquisas se voltaram mais para a esfera privada, relacionando o tema com a visão de longo prazo das organizações. A análise dos artigos possibilitou uma discussão conceitual a partir das principais publicações, resultando em um compilado de diferentes definições e caminhos que perpassam a temática e das variáveis e contingências que implicam no processo colaborativo. Sendo unanime que, a rede de GC não está submetida às mesmas estruturas características das organizações tradicionais. Os resultados do artigo servem de guia para novas perspectivas de investigação para o avanço das discussões sobre a temática.

Palavras-chave: Estudo bibliométrico. Governança colaborativa. Colaboração. Web of Science.

Biografia do Autor

Cátia Raquel Felden Bartz, Faculdade Horizontina

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/PPGDR). Professora Titular na Faculdade Horizontina (FAHOR), Departamento de Ciências Econômicas, Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica. Horizontina/RS – Brasil.

Jessica Casali Turcato, Instituto Federal Farroupilha. Campus Júlio de Castilhos

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/PPGDR). Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, Eixo de Gestão e Negócios. Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Brasil.

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Contabilidad y Finanzas pelo Universidad de Zaragoza, Espanha. Professor Assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul.  Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Bartz, C. R. F., Turcato, J. C., & Baggio, D. K. (2019). Governança colaborativa: um estudo bibliométrico e conceitual da última década de publicações. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 800–817. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2394

Edição

Seção

Artigos