Atividade turística em Natal e Tibau do Sul

análise a partir de medidas de especialização para o período 2001 – 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2375

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as trajetórias de expansão do setor turístico no Rio Grande do Norte, estado situado na Região Nordeste do Brasil, considerando seus dois destinos mais importantes: Natal, capital estadual e Tibau do Sul, onde está localizada a praia de Pipa. O estudo comparativo da dinâmica dos empregos turísticos nesses dois municípios no período 2001- 2016 oferece indicações a respeito do peso do turismo na determinação do emprego ao longo do tempo nos mesmos. A hipótese que sustenta este trabalho é que enquanto a atividade turística em Natal experimentou perda de importância relativa, a inserção alcançada por Pipa nos mercados internacional e nacional tornou-a um produto turístico singular, determinando uma trajetória de crescimento mais intensivo dos negócios ligados ao setor e promovendo a concentração do emprego nesta localidade. Os resultados obtidos a partir do Quociente locacional (), do índice Hirschman- Herfindahl () e do índice de Participação Relativa () permitem aumentar o grau de confiança na hipótese formulada.

Palavras-chave: Turismo. Emprego. Medidas de Especialização.

Biografia do Autor

Robson Ivan da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN). Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Márcia Maria de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia – Unicamp. Campinas, SP, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN), Natal, RN, Brasil.

Marconi Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Departamento de Economia – DEPEC – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, RN, Brasil.

Joelson Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN). Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Silva, R. I. da, Bezerra, M. M. de O., Silva, M. G. da, & Santos, J. O. (2019). Atividade turística em Natal e Tibau do Sul: análise a partir de medidas de especialização para o período 2001 – 2016. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 731–752. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2375

Edição

Seção

Artigos