A sucessão geracional na integração do dendê

o caso da comunidade de Arauaí, Moju (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2275

Resumo

A conjuntura do mercado dita as regras no meio rural e transforma a realidade das famílias, provocando, por consequência, impactos sociais consideráveis nas unidades produtivas, o que pode refletir na decisão do jovem quanto ao processo migratório e, por conseguinte, comprometer a sucessão geracional das famílias rurais. Assim, neste estudo, analisou-se o impacto da cultura industrial de palma de óleo no processo da sucessão geracional na agricultura familiar na comunidade de Arauaí, no município de Moju (PA). Para entender esse processo da sucessão geracional na comunidade foi realizado levantamento de campo com 20 entrevistados que trabalham no cultivo da palma de óleo, cujas famílias possuem jovens que poderão realizar o processo sucessório da atividade rural. Os resultados permitem concluir que os maiores ganhos econômicos advindos da produção de dendê demonstram maior satisfação entre os jovens entrevistados quanto à atividade rural; portanto, a despeito de predominar a vontade de sair da comunidade para adquirir conhecimentos, há interesse em retornar à propriedade rural, após os estudos, trazendo melhores perspectivas de vida para os membros da família e, por conseguinte, realizar o processo sucessório.

Palavras-chave: Sucessão familiar. Cultura industrial. Agricultura familiar.

Biografia do Autor

Laíse Carla Almeida da Conceição, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Pará (UFRA). Técnica em agrimensura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Rômulo Almeida Teixeira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Membro do NDE de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia. Universidade Federal Rural da Amazônia. Amazônia. Brasil.

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto I da Universidade Federal Rural da Amazônia. Universidade Federal Rural da Amazônia

Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia. Universidade Federal Rural da Amazônia. Amazônia. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Conceição, L. C. A. da, Teixeira, R. A., Martins, C. M., Santos, M. A. S. dos, & Rebello, F. K. (2019). A sucessão geracional na integração do dendê: o caso da comunidade de Arauaí, Moju (PA). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 625–645. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2275

Edição

Seção

Artigos