A cadeia produtiva agroindustrial do biodiesel no Brasil

um estudo sobre sua estrutura e caracterização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2252

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento da cadeia produtiva agroindustrial do biodiesel no Brasil no contexto da implementação do Programa de Biodiesel, ponderando o nível de capacidade produtiva industrial instalada no território brasileiro entre os anos 2005 e 2017. A metodologia utilizada neste trabalho tem natureza descritiva, exploratória e explicativa mediante o levantamento bibliográfico, documental e análise do banco de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os resultados apontam que a cadeia agroindustrial avançou significativamente entre os anos analisados, considerando a quantidade de usinas instaladas e suas capacidades produtivas instaladas, acompanhado da expansão da produção e do mercado de biodiesel. No entanto, observou-se uma forte concentração produtiva nas regiões Centro-Oeste e Sul, distorcendo o contexto da proposta de promover o desenvolvimento regional em regiões mais pobres, como Nordeste e Norte, uma vez que se evidenciou uma baixa dinâmica agroindustrial com pouca participação da produção nos estados. Além disso, a principal oleaginosa utilizada como matéria prima no processo produtivo do biodiesel é a soja, o que necessita pensar em políticas públicas de expandir a participação de outras oleaginosas que sejam eficientes tecnicamente e competitivas no mercado e que sejam compatíveis no contexto de produção regional.

Palavras-chave: Cadeia Produtiva Agroindustrial. Estrutura Produtiva. Política Pública. PNPB. Biodiesel.

Biografia do Autor

Pedro Gilberto Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (NEA/IE/UNICAMP). Campinas. São Paulo. Brasil.

Antônio Márcio Buainain, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (NEA/IE/UNICAMP). Campinas. São Paulo. Brasil.

Gabriela Solidario de Souza Benatti, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (NEA/IE/UNICAMP). Campinas. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Cavalcante Filho, P. G., Buainain, A. M., & Benatti, G. S. de S. (2019). A cadeia produtiva agroindustrial do biodiesel no Brasil: um estudo sobre sua estrutura e caracterização. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 772–799. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2252

Edição

Seção

Artigos