Fatores associados à transparência pública municipal

um estudo regional no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2239

Resumo

Um dos objetivos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), assim como dos mecanismos de transparência pública, diz respeito à aplicação correta dos recursos públicos. Este estudo buscou identificar os fatores relacionados ao nível de transparência dos 77 municípios da região funcional de planejamento RF7. Os fatores avaliados foram socioeconômicos (desemprego, investimento, dívida, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e Índice Firjan), políticos (participação eleitoral, competitividade política, reeleição, gênero do prefeito) e um fator demográfico (população). Todos os dados, de origem secundária, foram coletados em bases disponíveis na internet. Para a análise fez-se uso de técnicas de estatística descritiva e multivariada. Os resultados demonstraram que, há uma relação positiva do índice de transparência com o tamanho da população e com o investimento anual do município; já com a participação eleitoral e o desemprego verificou-se a existência de uma relação negativa. Além disso, não foi verificada relação da transparência com a dívida municipal, com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com o fator competitividade política.

Palavras-chaves: Acesso à informação. Fatores socioeconômicos. Fatores políticos.

Biografia do Autor

Vanessa Unfried Fenner, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Campus Cerro Largo. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Universidade Federal da Fronteira Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Liara Laís Scheid, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Universidade Federal da Fronteira Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora do Quadro permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS). Universidade Federal da Fronteira Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Associado da Universidade Federal da Fronteira Sul. Universidade Federal da Fronteira Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Fenner, V. U., Scheid, L. L., Visentini, M. S., & Rotta, E. (2019). Fatores associados à transparência pública municipal: um estudo regional no Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 683–707. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2239

Edição

Seção

Artigos