Distopia do desenvolvimento no semiárido nordestino brasileiro

o contexto das políticas públicas de água

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2229

Resumo

Uma análise sobre a formação sócio histórica do semiárido nordestino revela os processos de estabelecimento das relações de poder nas organizações políticas e econômicas locais. Estas relações, a partir das transformações vivenciadas nos territórios da região, através das políticas públicas, apresentam-se de maneira naturalizada, fragmentada, e fazem parte dos elementos constitutivos de reprodução da problemática da seca a partir do “fenômeno da estiagem”. Neste texto, a partir de uma revisão de literatura sobre a construção socioeconômica do semiárido nordestino, e de uma análise documental acerca das ações estatais em torno da questão hídrica atualmente nesta realidade, temos como objetivo refletir a respeito da constituição da política hídrica, mais especificamente, como as ações estatais quanto ao abastecimento de água historicamente vieram contribuindo para o chamado Desenvolvimento do Semiárido Nordestino. Consideramos que o chamado desenvolvimento socioeconômico no Semiárido contempla historicamente exclusivamente os interesses dos detentores do poder, portanto os interesses do capital local, sendo a água um elemento da natureza apropriado desigualmente a favor de tais interesses. Assim, como resultado e proposição desta análise, consideramos a possibilidade de mitigação das desigualdades no acesso à água no Semiárido através da construção de um processo democrático à implementação das políticas hídricas, o que significa a busca pela participação social das populações e a organização dos territórios na estruturação dos comitês de bacia hidrográfica, buscando-se a construção integrada do planejamento hídrico, valorizando as particularidades daquela realidade.

Palavras-chave: Nordeste Semiárido. Ações Estatais. Política Hídrica. Desenvolvimento. Democratização do Acesso.

Biografia do Autor

Fabriicia Gomes de Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Edvania Torres Aguiar Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado na Universitat Leipzig (2009). Estágio no IFL - Leipzig. Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Ciências Geográficas pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Lucena, F. G. de, & Gomes, E. T. A. (2019). Distopia do desenvolvimento no semiárido nordestino brasileiro: o contexto das políticas públicas de água. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 839–854. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2229

Edição

Seção

Artigos