A percepção de famílias rurais sobre os efeitos do Programa Luz para Todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2210

Resumo

Criado em 2003, o Programa Luz para Todos (PLT) objetiva, com o combate à exclusão energética, impulsionar o desenvolvimento local e aumentar a qualidade de vida de seus beneficiários. Considerando os benefícios sociais e econômicos relacionados à eletrificação rural e as proposições teóricas de Ranganathan (1993), o presente trabalho busca, por meio de um estudo de caso comparativo, investigar a percepção de famílias beneficiadas pelo PLT acerca do acesso e uso da energia elétrica. Em geral, observa-se que as, predominantemente positivas, percepções dos entrevistados quanto ao desenvolvimento se diferenciam de acordo o município de residência, corroborando assim as expectativas teóricas.

Palavras-chave: Eletrificação rural. Programa Luz para Todos. Percepção. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Lívia Aladim Matosinhos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil.

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil.

Ana Paula Teixeira de Campos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pós-doutoranda no DAD/UFV. Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil.

Mateus Pereira Lavorato, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Matosinhos, L. A., Ferreira, M. A. M., Campos, A. P. T. de, & Lavorato, M. P. (2019). A percepção de famílias rurais sobre os efeitos do Programa Luz para Todos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 604–624. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2210

Edição

Seção

Artigos