O desenvolvimento de capacidades dinâmicas como recurso estratégico

um estudo de caso no segmento do vestuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2169

Resumo

O setor de vestuário está inserido no complexo e dinâmico mercado da moda, marcado pela globalização e pelo crescimento da competitividade. Neste contexto, revela-se importante o estudo do tema capacidades dinâmicas, que visa a explicar como empresas conseguem alcançar e sustentar vantagens competitivas mesmo em ambientes altamente dinâmicos e de constantes modificações. Com base nisso, a presente pesquisa – caracterizada como um estudo de caso único, de abordagem qualitativa e descritiva – investigou quais são os mecanismos e os instrumentos de desenvolvimento das capacidades dinâmicas de uma empresa do segmento vestuário, tendo como base o modelo de Wang e Ahmed (2007) que as analisa a partir do conjunto de capacidades adaptativas, absortivas e inovativas. Observa-se no caso estudado que para o desenvolvimento das capacidades dinâmicas ocorre a articulação entre comportamentos e habilidades de busca e inovação, entre rotinas e processos de busca e inovação e entre mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento.

Palavras-chave: Capacidades dinâmicas. Setor de vestuário. Capacidade absortiva, Capacidade adaptativa. Capacidade inovativa.

Biografia do Autor

Keila Cristina da Rosa, Faculdade Meridional (IMED)

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED). Pós-Graduada em Gestão e Planejamento Tributário pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Faculdade Meridional (IMED). Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Pós-Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista PROSUC/CAPES.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Rosa, K. C. da, Sausen, J. O., & Zaluski, F. C. (2019). O desenvolvimento de capacidades dinâmicas como recurso estratégico: um estudo de caso no segmento do vestuário. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 583–603. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2169

Edição

Seção

Artigos