Uma análise do programa “SC RURAL” e das políticas públicas locais

o caso da feira da agricultura familiar do município de Xaxim/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2166

Resumo

A venda direta de alimentos entre produtores e consumidores tem ganhado destaque nos últimos anos. Essa forma de interação em espaço de feiras busca o resgate da procedência dos alimentos, além da valorização de aspectos culturais, socioeconômicos e ambientais. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a contribuição do Programa SC Rural e das políticas públicas locais para a consolidação do espaço da feira da agricultura familiar, no Município de Xaxim/SC. A metodologia consistiu na coleta de dados secundários e entrevistas semiestruturadas, realizada com feirantes, consumidores e atores públicos envolvidos no processo de construção da feira. A pesquisa verificou que o SC Rural e as políticas públicas locais tiveram papel fundamental na consolidação do centro de comercialização de produtos da agricultura familiar. Os resultados da feira têm beneficiado não somente agricultores, como também os consumidores que visualizam a feira como uma alternativa frente ao sistema agroalimentar dominante de comercialização de alimentos. Além disso, a feira apresenta-se como um novo espaço de construção de práticas sociais de desenvolvimento local e rural.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Agricultura Familiar. Cadeias Curtas. Desenvolvimento Rural.

Biografia do Autor

Andressa Sanssanoviez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Campus Pato Branco

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco

Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco

Doutor em Tecnologia. Professor no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco. Pato Branco. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Sanssanoviez, A., Gazolla, M., & Marini, M. J. (2019). Uma análise do programa “SC RURAL” e das políticas públicas locais: o caso da feira da agricultura familiar do município de Xaxim/SC. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 434–453. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2166

Edição

Seção

Artigos