Estudo da adaptação estratégica da accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2112

Resumo

O presente artigo discorre sobre o processo de mudança e adaptação estratégica da accountability do município de Ijuí/RS, em um estudo a partir da institucionalização do processo de accountability, indicando as possibilidades de desenvolvimento no município ao longo do período de mudança e de adaptações, de ordem da legislação pública, do exercício da cidadania e do controle social. Propõe-se uma análise longitudinal da direct research (MINTZBERG, 1978), contemplando o ambiente de mudança e as questões de organização e adequação realizadas no decorrer do processo, com as contribuições de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992) para o contexto, conteúdo e processo de mudança, e de Hrebiniak e Joyce (1985) para a análise e interpretação das tipologias de adaptação estratégica. O município está situado na região Noroeste/RS e destaca-se por sua população e pela participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, dando importância para a accountability como fundamental no processo de gestão estratégica perante a responsabilidade com ética, na condução dos recursos públicos em geral. O estudo revela que no processo de mudança e adaptação estratégica da accountability o ambiente é determinante tanto para a escolha diferenciada como para a escolha estratégica, e a adaptação por vontade prevalece no sentido de aproximar o desempenho do governo com as necessidades do cidadão. Em relação ao desenvolvimento da accountability, a interação da gestão pública com o cidadão é capaz de produzir resultados por meio das escolhas estratégicas.

Palavras-chave: Adaptação estratégica. Esfera pública. Accountability. Desenvolvimento. Ijuí.

Biografia do Autor

Marlene Rodrigues de Jesus, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional – Área de Concentração: Gestão de Organizações e do Desenvolvimento. Graduada em Administração e Ciências Contábeis. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Engenharia de Produção. Pós Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional -Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Ciência do Solo. Mestre em Biodinâmica e Produtividade do Solo. Graduada em Agronomia. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional -Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Jesus, M. R. de, Sausen, J. O., & Fernandes, S. B. V. (2019). Estudo da adaptação estratégica da accountability. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 402–420. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2112

Edição

Seção

Artigos