Agricultura urbana no Brasil

um levantamento sobre a produção científica nas bases Scopus e Web of Science

Autores

  • Deise de Oliveira Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adeildo de Quadros Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Glauco Schultz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1946

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em realizar um levantamento bibliométrico, visando mapear e analisar as publicações referentes ao tema agricultura urbana no Brasil, visando identificar as abordagens disponíveis sobre o tema, os tipos de agricultura urbana existente e por fim identificar os Estados com maior concentração de estudos sobre agricultura urbana. A pesquisa bibliométrica foi extraída dos documentos indexados na plataforma Scopus e Web of Science, sendo seleciondado os artigos cujos conteúdos estão diretamente relacionados ao tema. A discussão dos resultados foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: (a) Busca por documentos a partir das palavras-chaves “urban agriculture” e “Brazil”; (b) Delimitação para apenas publicações de artigos, sendo encontrados 27 documentos; (c) Análise quantitativa da evolução cronológica das publicações, países, áreas de estudos, instituições, tipo de linguagem, tipo de documento, qualis das revistas e autor com mais publicações; e, (d) Análise qualitativa a partir da síntese dos artigos. O resultado estudo, verificou-se que as práticas da agricultura urbana no Brasil possuem abordagens com temas voltados para saúde, sustentabilidade, políticas públicas, paisagismo, trabalho em equipe, agricultura vertical, migração rural para urbana e agricultura indígena em áreas urbanas. Verificou-se também que os estudos sobre agricultura urbana no Brasil estão concentrados no estado do Pará, seguido de São Paulo, Rio Grande do Sul, Recife e Amazonas. Além, disso, constatou-se que a agricultura urbana e periurbana são praticadas em hortas, jardins, quintais, edifícios e através da criação de animais.

Palavras-chave: Produção de alimentos. Áreas urbanas. Brasil.

Biografia do Autor

Deise de Oliveira Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Agronegócios-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Administração-Universidade Federal de Santa Maria.

Adeildo de Quadros Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Segurança Cidadã-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Direito-Universidade Luterana do Brasil.

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas/RS (1994), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faculdade de Ciências Econômicas) e ministra disciplinas para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e no Curso de Graduação Tecnológica (modalidade de Ensino a Distância) em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). Atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e em Agronegócios da UFRGS (cursos de mestrado e doutorado).

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

Alves, D. de O., Moura, A. de Q., & Schultz, G. (2019). Agricultura urbana no Brasil: um levantamento sobre a produção científica nas bases Scopus e Web of Science. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 160–178. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1946

Edição

Seção

Artigos