Consórcios intermunicipais em municípios de pequeno porte

uma alternativa para gestão de resíduos sólidos urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1914

Resumo

Com as atuais exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os consórcios intermunicipais têm se apresentado como um caminho factível para a concretização de ações no sentido de adequação dos municípios, uma vez que nesse modelo de gestão é possível alcançar resultados superiores comparados a execução de ações individuais de cada município. A implantação de consórcios é uma opção admissível principalmente para os municípios de pequeno porte e com escassos recursos financeiros, tendo como objetivo sanar problemáticas no que tange os aspectos ambientais e sociais. Este artigo propõe uma reflexão através de revisão bibliográfica e análise comparativa de dados elencando a importância no campo da gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) utilizando uma metodologia para avaliação dos consórcios de RSU em Minas Gerais aplicada no consórcio que está em fase de implantação na região oeste do estado de Goiás.

Palavras-chave: Consórcios Intermunicipais. Gestão Ambiental. Políticas Públicas. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Biografia do Autor

Luana Marriê de Morais Souza, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

Mestra em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Goiás. Goiânia. Brasil.

Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Goiás. Goiânia. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Souza, L. M. de M., & Guedes, L. G. de R. (2019). Consórcios intermunicipais em municípios de pequeno porte: uma alternativa para gestão de resíduos sólidos urbanos. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 421–433. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1914

Edição

Seção

Artigos