Transição demográfica no Rio Grande do Sul: um processo desafiador

Autores

  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Henrique Reichert Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1296

Palavras-chave:

Dividendo demográfico. Transição demográfica. Rio Grande do Sul.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a transição demográfica no Rio Grande do Sul e identificar oportunidades e desafios para os gestores. Faz-se uma análise descritiva para avaliar as mudanças demográficas ocorridas no Estado e as perspectivas demográficas futuras, com base nas informações e projeções populacionais estimadas pelo IBGE, e uma pesquisa bibliográfica para identificar oportunidades e desafios para os gestores públicos. Os resultados mostram que a região está vivendo o Primeiro Dividendo Demográfico, causado pela redução na taxa de dependência, devido à queda no número de jovens e aumento na população em idade ativa, e pelo crescimento da renda per capita. Nesse sentido, abrem-se várias oportunidades para melhoria na qualidade de ensino e qualificação da mão de obra, já que cai a demanda de vagas nas escolas com a redução do número de jovens. Como desafios, cresce rapidamente o número de idosos e a expectativa de vida, o que eleva a permanência dos mesmos nos programas sociais e aumenta os gastos orçamentários.

Biografia do Autor

Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP). Professor do Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Henrique Reichert, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorande em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2017-05-12

Como Citar

Marion Filho, P. J., & Reichert, H. (2017). Transição demográfica no Rio Grande do Sul: um processo desafiador. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(1), 196–213. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.1296

Edição

Seção

Artigos