Avaliação dos cursos de graduação à distância de uma universidade privada: um estudo quantitativo sob a perspectiva dos alunos

Autores

  • Gustavo Henrique Nogueira de Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Diego César Terra de Andrade Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Glener Alvarenga Mizael Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.893

Palavras-chave:

Educação a Distância. Modelo Brasileiro. Fatores Estruturantes.

Resumo

Num cenário onde ocorrem rápidas e intensas mudanças a educação é apontada como fator de diferenciação. É importante, por isso, ampliar a oferta de oportunidades de estudos em todos os níveis educacionais e para todas as idades. Um em cada 73 brasileiros estuda a distância. É inquestionável que o Brasil está em franco crescimento e consolidação da educação à distância, principalmente no nível superior e nos cursos de pós-graduação. Algumas das razões principais para esse crescimento rápido é a demanda reprimida de alunos não atendidos, principalmente por motivos econômicos e pela flexibilidade de tempo e acesso geográfico ao local de aprendizado. Para fornecer um panorama descritivo geral da pesquisa, foram utilizadas rotinas específicas do SPSS que fornecem tanto estatísticas descritivas, frequências percentuais e escores médios, quanto análises multivariadas. Diante dos resultados expostos pode-se inferir uma divisão importante entre os fatores que sintetizam às variáveis pertinentes ao estudo em questão, logo essa divisão entre aspectos pedagógicos, estrutura de apoio, conexão de internet e a dedicação do próprio discente compõe um bom cenário que sustenta a educação a distância no modelo brasileiro.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Nogueira de Andrade, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras.Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Coordenador e Professor do Curso de Administração Faculdade Presbiteriana Gammon, Professor e Coordenador da Empresa Junior da Fundação Educacional de Oliveira. Tutor Presencial e Membro do Colegiado do Curso de Administração Pública a Distancia da Universidade Federal de Lavras

Diego César Terra de Andrade, Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Brasil (2011). Núcleo Doc. Estrut. do Curso de Lic. Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais , Brasil

Glener Alvarenga Mizael, Universidade Federal de Lavras

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, Brasil (2012). Docente do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, Brasil

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Andrade, G. H. N. de, Andrade, D. C. T. de, & Mizael, G. A. (2015). Avaliação dos cursos de graduação à distância de uma universidade privada: um estudo quantitativo sob a perspectiva dos alunos. Ágora : Revista De divulgação científica, 19(2), 4–23. https://doi.org/10.24302/agora.v19i2.893

Edição

Seção

Artigos