Hábito de utilização em sites de compras coletivas

um estudo no ABC Paulista

Autores

  • Alexandre Scherrer Tomé Universidade Metodista de São Paulo
  • Luiz Carlos Mota Loyola Universidade Metodista de São Paulo
  • Fernando Rejani Miyazaki Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v26.2025

Resumo

O presente estudo visa investigar fatores que influenciem o hábito no contexto do consumo via sites de compras coletivas. Com base no instrumento Technology Readiness Index [TRI] (PARASURAMAN, 2000), anteriormente validado para estudos no Brasil (SOUZA; LUCE, 2005), utilizou-se no modelo teórico do estudo os condutores do TRI para adoção da tecnologia, ‘Inovatividade’ e ‘Otimismo’, no intuito de verificar se estes afetam o ‘Hábito’, constructo que, no contexto da aceitação e uso de tecnologias, afeta tanto a intenção de comportamento quanto o comportamento de uso (VENKATESH; THONG; XU, 2012; NISHI, 2017). Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem quantitativa, com 65 questionários respondidos por indivíduos brasileiros, com mais de dezoito anos e residentes no ABC Paulista. Destes, 23 declararam nunca terem utilizado sites de compras coletivas, e tiveram seus resultados descartados, reduzindo o universo amostral a 43 respondentes válidos. Devido à falta de significância interna o constructo ‘Inovatividade’ foi removido do modelo teórico final, mas foi possível confirmar uma das hipóteses de pesquisa ao identificar uma correlação positiva moderada [0,445] e significante [0,003] de ‘Otimismo’ para o ‘Hábito’, que responde por 17,9% da variância do fenômeno, sendo esta a principal contribuição teórica do estudo. A reduzida base amostral dificultou o processo de análises, e pode ter influído na exclusão do constructo ‘Inovatividade’. Estudos posteriores podem aprofundar as descobertas deste artigo ao incorporar elementos de outros modelos sobre aceitação e uso de tecnologias, para melhor compreender o funcionamento do hábito, seus preditores e inibidores nas relações de consumo.

Palavras-chave: Compras coletivas. Hábito. Comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Alexandre Scherrer Tomé, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo (desde 2019). Mestre em Administração, Universidade Metodista de São Paulo (2016). Especialista em Gestão de Pessoas, Faculdade de São Bernardo do Campo (2013). Bacharel em Administração, Faculdade de São Bernardo do Campo (2011). São Paulo. Brasil.

Luiz Carlos Mota Loyola, Universidade Metodista de São Paulo

Aluno especial no programa de Doutorado em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo (2021). Mestre em Administração, Universidade Metodista de São Paulo (2016). MBA em Controladoria, Universidade Nove de Julho (2009). Bacharel em Administração de Empresas, Universidade Nove de Julho (2007). São Paulo. Brasil.

Fernando Rejani Miyazaki, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Administração, Universidade de São Paulo (desde 2019). Mestre em Administração, Universidade Metodista de São Paulo (2017). Especialista em Gestão Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Tecnólogo em Informática para a Gestão de Negócios, Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo (2010). São Paulo. Brasil.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Tomé, A. S., Loyola, L. C. M., & Miyazaki, F. R. (2021). Hábito de utilização em sites de compras coletivas: um estudo no ABC Paulista. Ágora : Revista De divulgação científica, 26, 64–83. https://doi.org/10.24302/agora.v26.2025

Edição

Seção

Artigos