Gestão da marca

mapeamento do estado da arte

Autores

  • Luana Schneider Pivatto Centro Universtário FAI - UCEFF
  • Carline Ternus Centro Universitário FAI - UCEFF

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1654

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mapear, a partir de um levantamento bibliométrico, a área de gestão de marca na base de dados Spell, analisando quem são os principais autores, Instituições de Ensino e periódicos que publicam sobre o tema. A metodologia utilizada constitui-se de um estudo descritivo e exploratório com a análise dos 50 artigos encontrados foi realizada na base de dados do site Spell, em fevereiro de 2017, e levou às seguintes descobertas: predominância de artigos com métodos qualitativos; a maior parte dos artigos foi elaborada por dois ou três autores; não houve número expressivo de publicações por autor sobre o tema; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS é a IES de destaque na produção científica; maior parte dos artigos da amostra foram produzidos no ano de 2015; a Revista Brasileira de Marketing é o periódico destaque em publicações; o Valor de Marca é o construto mais utilizado, relacionado com o tema Gestão de Marca; apenas 01 artigo dos 50 da amostra possui instrumento de coleta de dados. A partir do estudo presente, conclui-se que, a criação da gestão de marca, portanto, é a principal estratégia de negócio, utilizada como componente chave do marketing empresarial, aliada aos desejos, necessidades e à promessa de satisfação, contribuindo expressivamente para os fatores essenciais da relação de interdependência marca-consumidor.

Palavras-chave: Marketing. Gestão de marca. Estudo Bibliométrico.

Biografia do Autor

Luana Schneider Pivatto, Centro Universtário FAI - UCEFF

Graduanda em Administração. Centro Universitário FAI - UCEFF. Santa Catarina. Brasil.

Carline Ternus, Centro Universitário FAI - UCEFF

Professora no Centro Universitário FAI - UCEFF. Mestra em Comunicação Midiática, na linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. É publicitária, com graduação em Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda, na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda.

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Pivatto, L. S., & Ternus, C. (2019). Gestão da marca: mapeamento do estado da arte. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(2), 25–46. https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1654

Edição

Seção

Artigos