Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do campo: desafios da docência em contextos multisseriados

Autores

  • Natalia Silveira Lima Universidade do Contestado (Concórdia) e Secretaria Municipal de Educação de Concórdia
  • Daniela Regina Sposito Dias Oliva Universidade do Contestado - UnC
  • Claudete de Sousa Nogueira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.247

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Diversidade, Classes Multisseriadas, Formação de professores

Resumo

Os desafios de lidar com a diversidade na escola, em uma sociedade que valoriza padrões, que homogeneíza sujeitos, têm sido um dos principais temas levantados, tanto por parte de pesquisadores na área da educação como pelos segmentos que elaboram as políticas públicas em nosso país. As transformações docentes, em práticas contextualizadas às novas necessidades vigentes na era da pós-modernidade, ensejam melhorias no processo ensino-aprendizagem, bem como proporcionam condições de buscar a formação de profissionais conscientes e críticos no processo do ser social diante da diversidade. Com o intuito de aprofundar os estudos sobre esta temática, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os desafios da prática docente no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas municipais do campo em Concórdia-SC. Tais instituições apresentam em suas estruturas e organizações classes multisseriadas - unidocentes. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa tendo como estratégia a pesquisa de campo. Foram colaboradoras da pesquisa, duas professoras de classes multisseriadas, identificadas como Açucena e Dália, as quais possuem a matrícula de alunos com deficiência e que compõe as Escolas do Campo de Concórdia. Observou-se como resultados que os temas principais emergidos nas entrevistas foram: 1) Valorização e o respeito às características e possibilidades de cada aluno; 2) Concepção de sala de aula como espaço heterogêneo, rico em diversidades humanas; 3) O trabalho cooperativo como potencializador de ritmos e estilos de aprendizagens diferenciados; 4) Formação continuada de professores: garantia de um “saber fazer”. Espera-se que os resultados deste trabalho contribuam com a formação e atuação do educador no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nos âmbitos escolares, em especial nas escolas de campo.

Biografia do Autor

Natalia Silveira Lima, Universidade do Contestado (Concórdia) e Secretaria Municipal de Educação de Concórdia

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (1998); Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciência de Salvador FTC (2009), é Professora atuante na Secretaria Municipal de Educação de Concórdia e professora do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade do Contestado – UnC - Campus Concórdia-SC, em convênio com o MEC/CAPES.

Daniela Regina Sposito Dias Oliva, Universidade do Contestado - UnC

Graduada em Fisioterapia pela USC em Bauru-SP, Especialista em Fisioterapia em Neurologia pela PUC-PR, Mestre em Envelhecimento Humano pela UPF em Passo Fundo – RS. Docente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade do Contestado- UnC, Campus Concórdia-SC, em convênio com o MEC/CAPES.

Claudete de Sousa Nogueira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. É Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Araraquara/SP

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Publicado

2013-04-15

Como Citar

Lima, N. S., Oliva, D. R. S. D., & Nogueira, C. de S. (2013). Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas do campo: desafios da docência em contextos multisseriados. Ágora : Revista De divulgação científica, 18(1), 116–130. https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.247

Edição

Seção

Artigos