DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Autores

  • Angelo Scolaro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..150

Palavras-chave:

dificuldade psicomotora, dificuldade de leitura e dificuldade de escrita

Resumo

Os fatores de desenvolvimento psicomotor que influem na aprendizagem da leitura e escrita são muitos; tais como os psicológicos, os sociais, os ambientais e outros. O desenvolvimento do estudo sobre a freqüência em que se cruzam os traços de dificuldade psicomotora e os traços de dificuldades na leitura e escrita contou com a participação de uma amostra de dez alunos da segunda série do ensino fundamental matutino e vespertino da escola básica Sólon Rosa. Através de um questionário e com base nele, foram selecionados e analisados com os objetivos de pesquisar os traços de dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita e, verificar os traços de dificuldades psicomotoras. Foram realizadas intervenções através de triagem na sala de aula e da bateria psicomotora, individualmente. As atividades da bateria psicomotora foram baseadas na Escala Motora proposta por Fonseca (1995) e Rosa Neto (2002), com o objetivo de caracterizar possíveis ligações entre os traços de dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e os traços de dificuldades psicomotoras. Foram tabulados os dados da pesquisa exploratória e sua análise, respondeu a questão; os alunos com traços de dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita também demonstram traços de dificuldades motoras.

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Publicado

2012-04-12

Como Citar

Scolaro, A. (2012). DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 616–628. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.150