AS LINGUAGENS DO DESENHO E DA PINTURA LEVADA AO DEFICIENTE AUDITIVO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL

Autores

  • Joseane dos Santos Chagas Universidade do Contestado
  • Maria Benedita de Paula e Silva Polomanei Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..128

Palavras-chave:

Desenho, deficiente auditivo, técnicas

Resumo

O projeto de extensão “As linguagens do desenho e da pintura levada ao deficiente auditivo no município de São Mateus do Sul” , teve o objetivo  de oportunizar aos alunos  surdos o contato com a linguagem do desenho e da pintura, o uso de materiais e  técnicas, experiências dentro da atividade específica, promovendo sua alfabetização visual-estética, através do  desenho e da pintura. A exploração e manipulação dos elementos estruturais dessa linguagem, levada a alunos na faixa etária de aproximadamente 8 à 28 anos  no CAES (Centro Especializado na Área da Surdez). Os alunos são residentes em São Mateus do Sul, centro, bairros e interior. Constituiu na aplicação de técnicas de desenho elaboradas por WONG (1998) e BARBOSA (2004). A idéia de desenvolver um projeto que utiliza a linguagem do desenho começa pela preocupação diária encontrada em sala de aula onde se percebe que a comunidade não tem acesso às aulas de desenho, bem como não tem o conhecimento do uso de materiais adequados, técnicas e espaços para sua produção. Nos encontros os alunos conheceram materiais e técnicas e puderam compreender suas diversas oportunidades de uso.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

Chagas, J. dos S., & Polomanei, M. B. de P. e S. (2012). AS LINGUAGENS DO DESENHO E DA PINTURA LEVADA AO DEFICIENTE AUDITIVO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2esp.), p. 395–400. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp.128