Empreendedorismo internacional: um estudo de caso em um cluster internacionalizado

Autores

  • Inocencia Boita Dalbosco UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Graciele Tonial UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Nathalia Berger Werlang FAI - Faculdade de Itapiranga

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v22i1.1016

Palavras-chave:

Empreendedorismo Internacional. Clusters. Internacionalização. PMEs.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar se a participação em clusters e o empreendedorismo internacional (EI) são prospectores da internacionalização de empresas. Utilizou-se do método de estudo de caso múltiplo exploratório e descritivo, os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo, sendo aplicadas entrevistas semi-estruturadas em quatro pequenas e médias empresas (PMEs) do setor metal mecânico, participantes de um cluster. Os resultados evidenciaram que o EI, ocorre mediante a incidência das dimensões: oportunidades internacionais, redes de relacionamento, capacidade de inovar e desenvolvimento de recursos em maior intensidade nas empresas participantes do cluster em análise, caracterizando assim estas dimensões do EI como prospectoras de internacionalização.

Biografia do Autor

Inocencia Boita Dalbosco, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Graciele Tonial, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Administração Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nathalia Berger Werlang, FAI - Faculdade de Itapiranga

Mestre em Administração Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Dalbosco, I. B., Tonial, G., & Werlang, N. B. (2017). Empreendedorismo internacional: um estudo de caso em um cluster internacionalizado. Ágora : Revista De divulgação científica, 22(1), 4–24. https://doi.org/10.24302/agora.v22i1.1016

Edição

Seção

Artigos