A percepção dos docentes de universidades catarinenses acerca das políticas e práticas de recursos humanos

Autores

  • Juciele Marta Baldissarelli Fundação Regional de Blumenau (FURB)
  • Larissa Kvitko Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Douglas Heinz Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.3064

Resumo

A políticas e práticas de Recursos Humanos em muito contribuem para a satisfação de um funcionário, e isso se mostra igualmente relevante às Instituições de Ensino Superior, já que os docentes precisam ter motivação e desejo de permanecer na docência. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos professores de 11 Instituições de Ensino Superior comunitárias e privadas em Santa Catarina, em relação às seis práticas e políticas de Recursos Humanos: (1) processo de recrutamento e seleção, (2) envolvimento, (3) treinamento, desenvolvimento e educação, (4) condições de trabalho, (5) avaliação de desempenho e competências e (6) remuneração e recompensas. Esta pesquisa bibliográfica, de natureza quantitativa, caráter não experimental, paramétrica, transversal, descritiva e com levantamento – survey – teve como universo de pesquisa 506 professores ativos. Os resultados indicaram um perfil predominantemente composto por mulheres, com profissionais com idade entre 26 e 37 anos, casados, com 10 anos de tempo de serviço, mestres e formados em Administração. Foi possível concluir que as IESs apresentam contextos organizacionais diferentes, mas algumas de suas práticas de Recursos Humanos têm de ser trabalhadas, como o “processo de recrutamento e seleção” e “remuneração e recompensas”. Isso porque, quanto mais envolvido o funcionário estiver, mais bem trabalhará para a organização, trazendo, com isso, resultados satisfatórios a ambos.

Palavras-chaves: Políticas e práticas de RH. Instituições de Ensino Superior. Gestão de Pessoas.

Biografia do Autor

Juciele Marta Baldissarelli, Fundação Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bolsista do FUMDES/UNIEDU. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

Larissa Kvitko, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Administração. Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular no departamento de Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Doutor em Engenharia de Produção pela EPS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do curso de doutorado em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Douglas Heinz, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Administração. Doutorando em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Rio do Sul. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Baldissarelli, J. M., Kvitko, L. ., Domingues, M. J. C. de S., Hein, N. ., & Heinz, D. . (2020). A percepção dos docentes de universidades catarinenses acerca das políticas e práticas de recursos humanos. Ágora : Revista De divulgação científica, 25, 112–132. https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.3064

Edição

Seção

Artigos