Análise Decisória Relativa Interativa de Aquisição e Transação

Autores

  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2974

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um método de análise decisória multicritério nominado pelo acrônimo ADRIANA (Análise Decisória Relativa Interativa de Aquisição e Não-Aquisição). O método é inspirado nos trabalhos de Contabilidade Comportamental de Richard Thaler em que divide a utilidade total na soma das utilidades de aquisição e transação. Além de um apanhado geral das suas aplicações na gestão de negócios, como ferramenta de auxílio na tomada de decisão, o artigo apresenta um exemplo de sua funcionalidade e finaliza o mesmo com a representação gráfica do valor de Thaler usando a curva de Tversky e Kahneman, apropriada da Teoria dos Prospectos. O método é limitado a dados numéricos e apresenta problemas de reversão de ordem, quando da entrada ou saída de alternativas e/ou critérios. É apresentado um exemplo numérico, sem aplicação dados reais para fins didáticos, devido às características seminais e de estreia do método.

Palavras-Chave: Apoio a Decisão em Negócios. Análise Decisória Multicritério. Utilidade de Aquisição e Transação. Contabilidade Comportamental.

Biografia do Autor

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau. Professor do Departamento de Matemática – FURB. Blumenau. Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Hein, N. (2020). Análise Decisória Relativa Interativa de Aquisição e Transação. Ágora : Revista De divulgação científica, 25, 133–151. https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2974

Edição

Seção

Artigos