A VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO MUSCULAR LENTA E A HIPERTROFIA MUSCULAR

Autores

  • André Sens de Oliveira Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.27

Palavras-chave:

Hipertrofia, Velocidade lenta de contração muscular, Circunferências dos perímetros

Resumo

Este se tratou de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter exploratório e comparativo. O objetivo deste estudo foi verificar possíveis alterações nas circunferências dos perímetros, aumento da massa magra e hipertrofia, após seis semanas de treinamento com velocidade lenta de contração muscular, executada com cadência de 4 segundos para a fase concêntrica e 4 segundos para a fase excêntrica. Os participantes foram orientados a não alterar suas dietas, suplementos, horários dos treinos, métodos, exercícios, séries e cargas, número de sessões e intervalos. As únicas variáveis foram a velocidade, as repetições e a duração do treino. A amostra constitui-se de oito praticantes com dois ou mais anos ininterruptos de musculação, sendo quatro do gênero  masculino, com idade entre 18 e 61 anos e quatro do gênero feminino, com idade entre 18 e 55 anos, todos matriculados na Escola de Natação e Academia Tchibum. A pesquisa utilizou para avaliação física inicial e final o protocolo de 3DC de Jackson e Pollock (1978 e 1980). Os praticantes também tiveram sua idade, altura, peso, circunferências, % de gordura, IMC, massa corporal magra e gorda, devidamente tabulados em Planilha Microsoft Excel ®. Os resultados foram analisados através da  estatística descritiva e do Teste “t” de Student. Com resultados obtidos, salienta-se que os participantes do treinamento melhoraram 87,5%, seu percentual de gordura, massa magra e gorda, 85,6% seus perímetros, 37,5 seu IMC e dos quinze segmentos corporais treinados, dez tiveram resultados significativos.

Biografia do Autor

André Sens de Oliveira, Universidade do Contestado

Acadêmico da 8. Fase, do curso de Educação Física da Universidade do Contestado UNC- Campus Curitibanos- Santa Catarina.

Como Citar

Oliveira, A. S. de. (1). A VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO MUSCULAR LENTA E A HIPERTROFIA MUSCULAR. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2), p. 143-153. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.27

Edição

Seção

Artigos