A percepção dos contadores de Rondon do Pará acerca dos autos de infrações aplicados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará

Autores

  • Lorranny Santana Matciulevicz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
  • Hugo Azevedo Rangel de Morais Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Francisco Igo Leite Soares Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Moises Ozório de Souza Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2260

Resumo

Esta presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos contadores de Rondon do Pará acerca dos autos de infrações aplicados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará – CRC/PA. Para o desenvolvimento desse trabalho foram extraídos do setor de fiscalização do CRC/ PA, as infrações cometidas pela classe contábil no período de 2015, 2016 e 2017, que nortearam as entrevistas in loco nos escritórios registrados no CRC/PA. Os resultados obtidos demonstraram que mediante as informações e dados fornecidos deste órgão competente, a infração que mais ocorreu durante os anos analisados foi a falta de registro de escritório e em seguida a não comprovação para emissão da decore. Diante isso, os empresários contadores percebem que a motivação para os resultados apresentados são motivados pela ausencia de fiscalização e baixa qualificação no exercício da profissão contábil.

Palavras-chave: Contabilidade. Ética. Infrações.

Biografia do Autor

Lorranny Santana Matciulevicz, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Rondon do Pará. Pará. Brasil.

Hugo Azevedo Rangel de Morais, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Juazeiro do Norte. Ceará. Brasil.

Francisco Igo Leite Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestre em Petróleo e Gás pela Universidade Potiguar (UNP). Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Alenquer. Ceará. Brasil.

Moises Ozório de Souza Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Mossoró. Rio Grande do Norte. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Matciulevicz, L. S., Morais, H. A. R. de, Soares, F. I. L., & Souza Neto, M. O. de. (2020). A percepção dos contadores de Rondon do Pará acerca dos autos de infrações aplicados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará. Ágora : Revista De divulgação científica, 25, 152–171. https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2260

Edição

Seção

Artigos