A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE DO CLIENTE NA SAÚDE MENTAL E NA PRÁTICA CLÍNICA DA PSICOLOGIA

Autores

  • Martha Caroline Henning Universidade do Contestado - UnC
  • Tadeu David Geronasso Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.20

Palavras-chave:

Religiosidade, Saúde mental, Psicologia

Resumo

Trata-se de um trabalho de revisão de pesquisas e publicações científicas destinadas a associar a religiosidade com a saúde mental e a prática clínica da Psicologia. Neste sentido, os dados encontrados apontam tanto para aspectos positivos, quanto para questões negativas da associação da religiosidade com a saúde mental. Positivamente, a mesma é vista quando está associada à promoção de estilos de vida ligados a cuidados maiores com a saúde, no apoio e enfrentamento de situações estressantes. Já negativamente, é vista quando associada a discursos sobre o pecado contribuindo para patologias e culpas. Quanto a prática clínica da Psicologia, a revisão bibliográfica das pesquisas publicadas a respeito deste tema permite observar que existem não apenas estratégias para lidar com o surgimento da religiosidade do cliente no espaço terapêutico, mas também a possibilidade de utilizar a própria religiosidade dos mesmos como recursos que visam atingir objetivos ligados à promoção de saúde.

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Como Citar

Henning, M. C., & Geronasso, T. D. (2011). A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE DO CLIENTE NA SAÚDE MENTAL E NA PRÁTICA CLÍNICA DA PSICOLOGIA. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(1), p. 171–176. https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.20

Edição

Seção

Artigos