O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A ECONOMIA E O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Jorge Amaro Bastos Alves Faculdade de Campina Grande do Sul (PR)
  • Reinaldo Knorek Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.177

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade, Economia Ambiental

Resumo

Este artigo objetiva uma dimensão multidisciplinar do desenvolvimento regional sob a ótica da sustentabilidade. Os princípios do desenvolvimento regional sustentável devem ser buscados como pilares de um modelo de desenvolvimento regional que harmonize a produção econômica e os recursos naturais, e que seja capaz de proporcionar um bom nível de qualidade de vida para a sociedade. Não se discute atualmente que o meio ambiente está apresentando sinais de desgaste evidentes, mas sim, o repensar das teorias de desenvolvimento, atualmente em vigor na economia das quais destacam o novo paradigma de desenvolvimento econômico a ser adotado, ou seja, aqueles de ordem holística dos quais devem ser configurados na ordem bio-psico-social-econômico. Pode-se, por exemplo, buscar novos paradigmas voltados à proteção ambiental, exploração de reservas minerais, recuperação de áreas degradas e outros. Muitas regiões estão promovendo o desenvolvimento por meio desses novos paradigmas econômicos, sobretudo, voltados à discussão na ordem de dimensão ambiental, que sejam de igualdade e relevância, um processo voltado ao desenvolvimento econômico de ordem sustentável.

Biografia do Autor

Jorge Amaro Bastos Alves, Faculdade de Campina Grande do Sul (PR)

Economista (UFSC), Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo (UFPR) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela UnC – Universidade do Contestado, professor da FACSUL – Faculdade de Campina Grande do Sul (PR)

Reinaldo Knorek, Universidade do Contestado

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC – Universidade do Contestado – Canoinhas.

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Alves, J. A. B., & Knorek, R. (2012). O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A ECONOMIA E O MEIO AMBIENTE. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 13-23. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.177

Edição

Seção

Artigos