Capital intelectual: evidências de seus elementos em uma cooperativa agropecuária

Autores

  • Lethicia Camila Dorce Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rafael Todescato Cavalheiro Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Regio Márcio Toesca Gimenes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v22i2.1540

Palavras-chave:

Capital humano. Capital relacional. Capital estrutural.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar a presença dos elementos formadores do capital intelectual em uma cooperativa agropecuária, para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados estatisticamente por meio do software Stata versão 13.0. Os resultados sugerem um forte nível de presença de todos os elementos formadores do capital intelectual, sendo eles o capital humano, capital relacional e o capital estrutural. Quanto à importância da identificação do capital intelectual por parte do gestor, o estudo concluiu que a cooperativa o valoriza e investe nos elementos que o compõem.

Biografia do Autor

Lethicia Camila Dorce, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduanda em Ciências Econômicas (UFGD)

Rafael Todescato Cavalheiro, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Mestrando em Agronegócios (UFGD), Especialista em Gestão de Pessoas (UCDB), Graduado em Ciências Contábeis (UFGD). Atualmente é Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó - FETAC.

Regio Márcio Toesca Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutor em Finanças (FEA/USP), Doutor em Administração (Universidad de León e Universidade Federal de Viçosa), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), Mestre em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Dorce, L. C., Cavalheiro, R. T., & Gimenes, R. M. T. (2017). Capital intelectual: evidências de seus elementos em uma cooperativa agropecuária. Ágora : Revista De divulgação científica, 22(2), 24–44. https://doi.org/10.24302/agora.v22i2.1540

Edição

Seção

Artigos