Reflexões sobre as formas de responsabilização pela prática da publicidade enganosa

Autores

  • Milena Pires Universidade do Contestado - UNC
  • Anieli Schiessl Trevisani Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.3968

Palavras-chave:

Publicidade, Prática Enganosa, Consumidor, Responsabilização

Resumo

O presente trabalho tem como propósito estudar as consequências administrativas e jurídicas dadas pelo ordenamento brasileiro, advindas das práticas enganosas que envolvem as relações de consumo. Deste modo, a pesquisa ressalta conceitos e características concernentes à proteção do consumidor à luz do Código Consumerista e mostra-se de grande relevância à contribuição do conhecimento acerca dos direitos dos consumidores, sobretudo, diante da possibilidade de responsabilização e penalização dos responsáveis pelas condutas de publicidade enganosa. Utilizou-se o método dedutivo, com base em materiais bibliográficos, incluindo pesquisas em leis, jurisprudências e doutrinas indicativas acerca do tema, com objetivo de demonstrar as consequências jurídicas no âmbito da responsabilidade civil e penal bem como as sanções administrativas impostas aos responsáveis pela prática de publicidade ilícita. Com base nas análises depreende-se que os impactos gerados pela prática enganosa, podem ser aplicadas em diversas formas, sendo administrativamente pela imposição de multas e outras sanções e, juridicamente, pela responsabilização civil e criminal, configurando desse modo relevante proteção aos consumidores vítimas dessa prática.

Biografia do Autor

Milena Pires, Universidade do Contestado - UNC

Graduanda da 10ª fase de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

Anieli Schiessl Trevisani, Universidade do Contestado (UNC)

Advogada, especialista em Direito Processual Civil pela Uninter. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Pires, M. ., & Schiessl Trevisani, A. (2023). Reflexões sobre as formas de responsabilização pela prática da publicidade enganosa. Academia De Direito, 5, 350–374. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.3968

Edição

Seção

Artigos