A inclusão digital nas escolas brasileiras durante a pandemia de COVID-19 em consonância com o objetivo de nº 04 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

Autores

  • Gabriela Stefany Alves Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Universidad de La Empresa, Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3879

Palavras-chave:

Educação, Agenda 2030, ODS, Inclusão Digital, Covid-19

Resumo

No ano de 2020, o Brasil foi surpreendido pela pandemia de covid-19, momento no qual foi necessário o isolamento social que refletiu em diversos fatores, como o fechamento de escolas e posterior ensino remoto, e a crescente inclusão digital nas escolas brasileiras. A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece objetivos e metas para que os países alcancem um futuro sustentável, dentre eles, o objetivo número quatro preza por assegurar a inclusão da educação de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas ao longo da vida. O presente estudo justifica-se em razão da importância de analisar o direito fundamental à educação e sua efetividade no cenário pandêmico, em relação ao cumprimento do objetivo que trata da educação na agenda 2030 da ONU, para tanto questiona-se: em que medida é possível garantir o cumprimento do objetivo 4 da Agenda 2030 frente à pandemia Covid-19 com a inclusão digital nas escolas brasileiras? O método de abordagem utilizado foi o indutivo, em razão do emprego de um caso concreto, em que é observado um fenômeno que está ocorrendo. A pesquisa é do tipo documental indireta bibliográfico-doutrinária. Como conclusão destaca-se que para o cumprimento ODS nº 04, é fundamental que os poderes públicos em âmbito municipal, estadual e federal criem projetos e estratégicas para o acesso integral da internet a todos os indivíduos, reduzindo custos e provendo uma internet de qualidade, sendo importante também, o uso consciente e correto dos referidos meios tecnológicos, sobretudo por parte dos alunos.

Biografia do Autor

Gabriela Stefany Alves, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Minini Wechinewsky, Universidad de La Empresa, Montevidéu Uruguai ; Universidade do Contestado (UNC)

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Alves, G. S., & Wechinewsky, P. M. (2022). A inclusão digital nas escolas brasileiras durante a pandemia de COVID-19 em consonância com o objetivo de nº 04 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Academia De Direito, 4, 559–578. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3879

Edição

Seção

Artigos