A técnica de julgamento ampliado à luz do princípio do contraditório

Autores

  • Mansur Korczagin Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3878

Palavras-chave:

Julgamento ampliado, Sustentação oral, Princípio do contraditório

Resumo

A presente pesquisa busca analisar a observância dos princípios constitucionais, principalmente do contraditório, pela técnica de julgamento ampliado, seguindo o método indutivo, com análise bibliográfica. Referida técnica aplica-se nos recursos de apelação, ação rescisória e no agravo de instrumento, mas não se aplica aos incidentes de assunção de competência e ao de resolução de demandas repetitivas, além da remessa necessária e nos julgamentos proferidos pelo plenário ou corte-especial. Portanto, a aplicação da técnica e a garantia da sustentação oral vai depender do regimento interno de cada tribunal, desde que observe os princípios constitucionais. Assim, de modo a evitar discussões sobre violações dos princípios constitucionais, em especial do contraditório, deve-se sempre garantir às partes e a eventuais terceiros a possibilidade da realização de sustentação oral, com o objetivo de influenciar os julgadores a proferirem uma decisão imparcial.

Biografia do Autor

Mansur Korczagin, Universidade do Contestado (UNC)

Graduando em Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UnC)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Korczagin, M., & Toporoski, E. L. (2022). A técnica de julgamento ampliado à luz do princípio do contraditório. Academia De Direito, 4, 801–824. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3878

Edição

Seção

Artigos