O papel do advogado no inquérito policial perante as alterações do estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil

Autores

  • Dafne Atena da Maia Paim Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3832

Palavras-chave:

Inquérito policial, Ampla defesa, Direitos do advogado

Resumo

O presente artigo objetiva identificar os principais reflexos práticos acarretados pelas alterações trazidas pela Lei n. 13.245/2016, a qual alterou o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n. 8.906/1994), em específico no que tange a participação do advogado em procedimentos investigatórios, abrangendo os pontos positivos e negativos referentes ao princípio do contraditório e ampla defesa. Para o presente artigo, utiliza- se de pesquisa qualitativa de método dedutivo, partindo da generalidade, considerações gerais a respeito do sistema processual penal brasileiro, para o tema específico, qual seja, a participação do advogado no inquérito policial. Com aporte bibliográfico na legislação específica, doutrina e jurisprudências pertinentes aplicáveis ao problema da pesquisa. O inquérito policial, considerado majoritariamente pelos doutrinadores brasileiros, como sendo de natureza inquisitiva, necessita ser alçado como um instrumento de garantias fundamentais. Nesse curso, verifica-se que as alterações do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil se equiparam às evoluções do ordenamento jurídico brasileiro, causando um impacto direto na relação entre advogados e a condução dos procedimentos investigatórios. Dessa forma, proporciona ao profissional do direito uma maior atuação no inquérito policial, sendo necessário se observar as garantias fundamentais que norteiam a ampla defesa, com o escopo de evitar equívocos nos procedimentos, assegurando a integridade do investigado, mantendo a coesão de uma estratégia defensiva. Assim questiona-se: quais os limites impostos a atuação do advogado na esfera do inquérito policial sob os aspectos positivos e negativos do direito constitucional da defesa e do contraditório.

Biografia do Autor

Dafne Atena da Maia Paim, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2007), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1969) e graduação em Direito pela Universidade do Contestado (2003). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, direitos da criança e do adolescente, políticas públicas, ação pública incondicionada e lesão corporal. É professora do Curso de Direito da Universidade do Contestado campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Paim, D. A. da M., & Bueno, M. S. (2022). O papel do advogado no inquérito policial perante as alterações do estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. Academia De Direito, 4, 1710–1731. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3832

Edição

Seção

Artigos