A Teoria Queer e a criminalização da transfobia no Brasil

uma leitura a partir da Ação Direta de Inconstucionalidade por Omissão N.26

Autores

  • Lilian Weiss Universidade do Contestado (UNC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3673

Palavras-chave:

Criminalização, Transfobia, Homofobia, Teoria Queer

Resumo

No ano de 2019 o Supremo Tribunal Federal, em decisão inovadora, decidiu transformar a homofobia e a transfobia em tipo penal definido na Lei de Racismo, contudo, tal qualificação ocorreu por meio de decisão judicial e não pela via comum, a normativa. Sendo assim, o presente artigo objetiva analisar se a criminalização da transfobia no Brasil promovida pela decisão proferida pela Suprema Corte (Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - ADO - nº 26) traz a proteção necessária buscada pelo crescente movimento social, em defesa das pessoas na condição de transgêneros, chamado movimento queer. A metodologia adotada para o presente trabalho é qualitativa e o método de abordagem é dedutivo, tendo em vista que se parte da premissa que a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal teve influência da teoria queer e atendeu os anseios do referido movimento, antecipando-se a qualquer previsão legislativa. Conclui-se, através dos estudos realizados, que o movimento queer influenciou a decisão que culminou na criminalização da transfobia e da homofobia pelo Supremo Tribunal Federal, atendendo a demanda crescente do movimento queer, dada a urgência na proteção dessa parcela da sociedade e a evidente inércia legislativa.

Biografia do Autor

Lilian Weiss, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Weiss, L., & Ningeliski, A. de O. (2022). A Teoria Queer e a criminalização da transfobia no Brasil: uma leitura a partir da Ação Direta de Inconstucionalidade por Omissão N.26. Academia De Direito, 4, 601–624. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3673

Edição

Seção

Artigos