Do feminicídio

uma reflexão da condição da mulher na sociedade contemporânea

Autores

  • Jessica Kovalczuk Universidade do Contestado (UNC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3624

Palavras-chave:

Mulher, Feminicídio, Violência, Feminismo, Vulnerabilidade

Resumo

O presente artigo visa retratar o feminicídio no Brasil, quais as condições principais que levam a execução do ato e qual a proteção da mulher no país, fazendo uma abordagem reflexiva sobre o assunto e abordando o resultado final e lamentável de uma morte evitável. É realizada uma abordagem sobre a indefensibilidade da mulher na sociedade contemporânea perante a ineficácia das medidas protetivas e a sua inaplicabilidade. É evidente que a violência doméstica está enraizada na sociedade brasileira, o que tem desaguado no crime de feminicídio. A pesquisa utiliza o método dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica e relatório de pesquisas realizadas no Brasil. Nessa toada, o estudo conclui que ainda que a legislação se faça presente de maneira eficaz na sociedade, até o presente momento não tem sido suficiente para assegurar que as devidas providências e cuidados sejam tomados perante a vítima. Além disso, há fatores presentes no cenário recorrentes das várias formas de agressões proferidas à mulher, muitas dessas resultando em feminicídio, como o fator cultural. Entretanto, conclui-se que todas as leis, e programas que ajudam a vítima têm contribuído para que ocorra a saída da mulher de lares violentos e possam ter a vida que sempre sonharam.

Biografia do Autor

Jessica Kovalczuk, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Kovalczuk, J., & Ningeliski, A. de O. (2022). Do feminicídio: uma reflexão da condição da mulher na sociedade contemporânea. Academia De Direito, 4, 1690–1709. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3624

Edição

Seção

Artigos