O conto da Aia e a representatividade da mulher

Autores

  • Carina Machado Soares Universidade do Contestado (UNC)
  • Jandir Schmidt Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3434

Palavras-chave:

O Conto da Aia, Feminismo, Representatividade, Política

Resumo

Atualmente o índice de mulheres eleitas na política brasileira, é baixíssimo. Desse modo, faz-se necessário que mais mulheres sejam eleitas, para dar voz à representatividade feminina, para que haja de fato uma representação de gênero. Atualmente o direito feminino fica sub-representado, uma vez que em sua grande maioria o legislativo é dominado por homens. E é possível neste aspecto identificar onde o patriarcado, com a subjugação feminina, defronta com o questionamento de qual o papel da mulher politicamente, para mudar a realidade feminina ante o papel da mulher na obra O Conto da Aia. O intuito do presente artigo é analisar o papel da mulher na política brasileira, bem como, verificar a importância do feminismo como movimento transformador e de luta para as mulheres, descrevendo como o feminismo existe para evitar a nulidade de direitos feminino. Para a realização do presente artigo, foi utilizado o método de abordagem dedutivo, com pesquisas bibliográficas, revisão doutrinária, busca em artigos científicos, bem como a análise sobre a legislação brasileira, aplicado ao real papel da mulher na política brasileira. Desta forma conclui-se que as mulheres ocupam menos cargos de poder que os homens, a raiz deste problema é encontrada no sistema patriarcal, que desde sempre colocou a mulher num patamar inferior que o homem com ideias sexistas.

Biografia do Autor

Carina Machado Soares, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Santa Catarina.

Jandir Schmidt, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito pela Universidade Federal Santa Catarina e Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado -  Campus Concórdia. Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Soares, C. M., & Schmidt, J. A. (2022). O conto da Aia e a representatividade da mulher. Academia De Direito, 4, 307–325. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3434

Edição

Seção

Artigos